10 dicas contra a fadiga do câncer (sintoma de cansaço)

Dor de cabeça, tonturas, falta de sono…sintomas que fazem parte do cansaço crônico que sofrem os doentes oncológicos, um efeito secundário, que afeta 70 por cento, e perante o qual, no Dia Mundial contra esta doença, a iniciativa “Actívate pelo câncer” oferece dez recomendações para que a fadiga não impede de enfrentar a vida diária

10 dicas contra a fadiga do câncer (sintoma de cansaço)Recreação com modelo do quadro “Sol da manhã”, de Edward Hopper, o Museu Thyssen Bornemisza, em Madrid. EFE/J. J. Guillén

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Ir mais além do diagnóstico para atender um sintoma de fadiga crônica que impede os pacientes de realizar suas atividades cotidianas, é o objectivo desta iniciativa do Grupo IMO, apresentada pela especialista em oncologia Maria Anjos Gajete, a psicooncóloga Ana Sanz e Natacha Bolaños, especialista em reabilitação do Grupo Português de Pacientes com Câncer (GEPAC).

Isso leva a mais de 33% dos pacientes a considerar que não se trata de forma adequada um efeito secundário que gera problemas do sono, ansiedade ou baixo estado de espírito, o que dá lugar ao cansaço como causa de abandono de atividades e desconforto emocional.

Para não deixar que a fadiga domine a vida diária do paciente com câncer , é necessário repor as forças físicas, cognitivas e emocionais através da atividade e o exercício físico, onde o mais difícil é começar.

Que a fadiga não se pare

Embora não se conheça uma causa específica, o medo às mudanças que a doença obriga a enfrentar costuma ser a origem de uma falta de energia que pode dar lugar a um círculo vicioso, onde a perturbação do sono gera alterações cognitivas, que podem resultar em ansiedade e depressão, os sintomas provocam um maior gasto energético.

Perante o cansaço, que afeta oito em cada dez pacientes, e diante de casos em que atividades como levantar de uma cadeira ou ir às compras representam um grande esforço, dez chaves:

Sintoma de cansaço. Apresentação do decálogo

  1. Manter as atividades normais, embora o ritmo seja menor.
  2. Priorizar as tarefas e incluir tempos para descansar.
  3. Planejar as atividades de uma forma realista.
  4. Não culpar e pedir ajuda.
  5. Em Frente à apatia, realizar atividades gratificantes, apesar de a princípio parecer.
  6. Melhorar o nível de energia com uma atitude positiva.
  7. Combater a ansiedade com exercícios de relaxamento e respiração.
  8. Seguir um horário e uma rotina à hora de dormir.
  9. Aumentar a energia com uma dieta saudável e equilibrada.
  10. Fazer exercício físico de forma regular e moderada.

O primeiro passo neste longo caminho, não se dá com os pés, mas também com a mente, com uma mudança na forma de pensar, que se bem “é mais fácil de dizer do que de fazer”, como indica a doutora Sanz, é fundamental para recuperar a massa muscular e a mobilidade funcional do dia-a-dia.

Como enfrentar o cansaço perante os sintomas de cansaço

Embora a intensidade é subjetiva, o cansaço crônico é um efeito da doença e o tratamento, que pode durar meses e até mesmo anos, depois de terminar com a medicação.

No entanto, sua origem múltipla obriga o médico a enfrentar a primeira causa visível, que determina um tratamento dirigido, em que se tenta evitar os medicamentos através de um apoio nutricional, aconselhamento psicológico e ajuda para melhorar a qualidade do sono ou para fazer desporto.

Junto aos conselhos médicos, o paciente pode adicionar sua própria iniciativa e força de vontade para pedir ajuda, quando os sintomas da fadiga se agravem, e para começar a fazer uma atividade física que:

  • Melhora o sistema imunológico.
  • Diminui a degradação de proteínas.
  • Libera endorfinas.
  • Aumenta as relações sociais.

Para conseguir esses benefícios, o roteiro consiste em começar por aumentar a atividade física com passeios ou atividades cotidianas, que preparem o paciente para uma progressão que lhe permita poder fazer 150 minutos de exercício físico moderado e 75 minutos de exercício vigoroso, a cada semana.

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