10 males das novas tecnologias

Ninguém pode negar que as novas tecnologias são ferramentas úteis, além de um entretenimento para crianças e adultos. Mas seu uso excessivo pode levar a problemas graves de saúde (patologias cervicais, stress visual, insônia, surdez, etc.) que podemos prevenir com algumas regras.

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A tecnologia está na moda. E agora que se aproximam as datas de natal, o presente estrela são tablets, smartphones, computadores portáteis, consolas de jogos… Apesar de essas tecnologias já fazem parte das vidas de crianças e adultos, devemos conhecer as implicações de seu uso e abuso em termos de saúde.

1. O dedo de Blackberry

Mensagens, redes sociais, e-mail… Sem perceber, passamos horas digitando no celular. Este hábito pode desenvolver sobrecargas na base do dedo polegar, o que, por sua vez, pode resultar no chamado “dedo de BlackBerry“, anteriormente conhecido como a artrose das costureiras.

  • Como evitá-lo: os smartphones, ao dispor de um teclado de pequenas dimensões, não estão preparados para enviar mensagens longas e de forma constante, pois o uso prolongado pensar sobre tudo o polegar de forma frequente. Para trabalhar, melhor a tabuleta, e melhor ainda apoiada sobre a mesa para escrever – embora seja mais desconfortável –.

2. Síndrome do túnel do carpo

O mouse com o que trabalhamos ou jogamos no computador pode causar a síndrome do túnel do carpo, uma lesão que até a chegada das novas tecnologias só é visto em pessoas mais velhas. A adoção gradual de uma má postura com a boneca pode provocar a síndrome do túnel do carpo, que se manifesta através de dores no pulso e/ou na palma da mão, quando se leva muito tempo no computador.

  • Como evitá-lo: coloque o teclado de forma que os braços estejam em ângulo reto; seus ombros estão relaxados e os pulsos apoiados.

3. Cotovelo de tenista

A má postura no nosso tempo de uso de computadores pode resultar no cotovelo de tenista, especialmente causada por um mau uso do mouse. Manter a posição sustentada da boneca levantada para cima pode produzir rasgamientos nos extensores do pulso.

  • Como evitá-lo: tem as costas bem apoiadas no encosto, especialmente na região lombar, e apoiar os pulsos na mesa.

4. Danos cervicais

A generalização dos computadores portáteis tem feito aumentar as patologias cervicais. Ao poder trabalhar em qualquer lugar, falha de ergonomia, e há mais problemas na cabeça, porque a tela dos portáteis não está à altura dos olhos, mas também tendinite nos dedos, pulsos e ombros por adotar posições erradas.

  • Como evitá-lo: realiza a cada dia, uma série de exercícios, como rotação de pescoço, pulsos e ombros (para aliviá-las e a expulsão da tensão). Melhorar a sua postura e evitar maus costumes que vamos adquirindo em nossa posição frente à tela do computador e na forma de nos colocarmos no plano de trabalho.

5. Estresse visual

O tempo que passamos na frente de dispositivos eletrônicos, como tablets, celulares e e-books traz como conseqüência o estresse visual, fazendo com que os olhos se ressequem muito. Se é habitualmente muito perto da tela (tanto do computador como da televisão), pode desenvolver-se vista cansada e/ou miopia, especialmente no caso dos mais pequenos.

  • Como evitá-lo: aplique lágrima artificial, especialmente se você precisa de formatura e não a usa, porque relaxa os músculos do olho e faz com que trabalhem menos do que deveria. Além disso, lembre-se que é recomendável uma distância mínima de 50 cm de qualquer tipo de tela.

6. Obesidade infantil e juvenil

Embora as crianças podem desenvolver algumas habilidades importantes graças às novas tecnologias (os jogos eletrônicos, por exemplo, fornecem a maior habilidade psicomotora, aumento dos reflexos, estimulam o raciocínio lógico e a capacidade de decisão, etc.) o seu principal efeito é que evitam ao máximo qualquer tipo de atividade física por seu constante interesse em jogo: todas essas horas em frente à tela (unido à comida rápida e industrial) aumentam a obesidade infantil e, portanto, o risco cardiovascular.

  • Como evitá-lo: jogar de forma controlada (estabelecer horários de início e fim), e incentivar as atividades ao ar livre, melhor em família.

7. Insônia

O uso de dispositivos eletrônicos como tablets, celulares e aplicativos de mensagens, ou televisão antes de dormir dificulta a conciliação do sono, não só o consumo de tempo do que a sua utilização implica, mas pela luz que emitem, o que reduz a quantidade de melatonina que segrega o cérebro – o hormônio que favorece o relaxamento e sonolência e regula o sono e a vigília –, dificultando assim o sonho e a sua qualidade.

  • Como evitá-lo: não utilizar dispositivos eletrônicos quando você já está na cama, nem sequer tê-los no quarto. Para as crianças, além disso, é importante educá-los na cultura do sono e fazer com que durmam o necessário para a sua idade.

8. Problemas de audição

A televisão, a rádio, os leitores de música… Hoje em dia estamos muito acostumados com a exposição do som. No entanto, perceber o ruído em excesso pode ser muito prejudicial para os nossos ouvidos.

O mau uso dos aparelhos eletrônicos de reprodução de música com fones de ouvido (Mp3, smartphones) que chegam a atingir elevados níveis de som nos expõe a um perigo para a nossa audição. Os decibéis excessivamente elevados (<70) podem ser prejudiciais para a nossa saúde, se nós nos apresentamos a eles durante um tempo prolongado.

  • Como evitá-lo: reduz o tempo de consumo, e baixa o volume, a sua saúde agradece.

9. Infertilidade

Levar o celular nos bolsos da calça ou usá-lo muito, bem como trabalhar assiduamente com o portátil nas pernas (aumentando a temperatura dos testículos, o que poderia reduzir a produção de esperma e alterar a sua mobilidade), pode afetar negativamente a qualidade do sêmen e, por conseguinte, a fertilidade dos homens.

  • Como evitá-lo: usar o laptop sobre a mesa e não guarde o celular no bolso da frente da calça. Evitar uma deterioração progressiva dos parâmetros seminais.

10. Dependência

Os jogos eletrônicos: O uso excessivo de jogos eletrônicos pode intensificar o risco de que crianças e adolescentes se deparam ao isolamento social, adquirindo um vício para as telas. Alguns dos sintomas de alerta são: dificuldade para conciliar o sono pela sobreactivación do cérebro, e a síndrome de abstinência, que está ligada à ansiedade, a irritabilidade e raiva. Os mais pequenos chegam mesmo a confundir o mundo virtual com o real, sua vida social diminui, porque não querem ir ao parque ou, os mais grandes, sair com os amigos pode ser chato e intensificar a ansiedade.

  • Como evitá-lo: crianças e adolescentes não devem usar jogos eletrônicos mais de duas horas seguidas por dia.

Nomofobia: o Sentimento de angústia, ansiedade ou necessidade irreprimível de voltar para casa se você esqueceu seu celular ou a bateria está se esgotando? Qual a primeira coisa que você faz antes de dormir e ao acordar é consultar seu celular? Se é assim, é muito provável que estejamos perante um caso de nomofobia, a dependência de telefone móvel, levada ao extremo.

  • Como evitá-lo: o móvel nos forneceu a conexão com o mundo exterior, mas, com as relações através de uma tela estamos primando as relações superficiais em frente a um vínculo mais profundo e real com outro ser com o que interactuaríamos pessoalmente.

Tem dúvidas? Formúlalas através dos comentários, e responderemos o mais claramente possível.
Este texto foi elaborado a partir das reflexões de Antonio de Deus(Hospital Quirónsalud Marbella);Dr. Antonio Galvan(Hospital Quirónsalud Tenerife e Quirónsalud Costa Adeje – Tenerife);Dr. Carlos mar egeu (Hospital Quirónsalud Vitoria);Dra Conceição Ruipérez(Hospital Quirónsalud Torrevieja);Dr. Emanuel Barberà(Oftalmológico Quirónsalud A Coruña);Dr. Ivan Domènech(Hospital Universitário Dexeus);Dr. Nabil Ragai(Hospitais Quirónsalud Campo de Gibraltar e Marbella).

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