10 pequenas mudanças para melhorar a sua saúde

Basta modificar alguns hábitos para ter uma vida plena e saudável. Algumas simples mudanças como corrigir a postura, variar a dieta, cultivar o intelecto ou cuidar das emoções levam a uma melhoria da sua saúde em cadeia.

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Segunda-feira 10.09.2018

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Segunda-feira 10.09.2018

Porque a saúde é o investimento que implica maior benefício, oferecemos-lhe as chaves para tratar de desfrutar de uma vida plena.

1. Cuide de seu corpo

A prevenção e a detecção precoce da doença são os dois pilares básicos para manter o estado de saúde. Além de ter hábitos de vida saudável, a vacinação é fundamental para a prevenção. Em relação à detecção precoce, a realização de exames periódicos é fundamental: estudos urológicos para o câncer de próstata e ginecológicos para cânceres de mama e cervical, colonoscopias para o de cólon, espirometria para DPOC, etc.

Lembra. Fazer um check-up é o investimento que traz o maior benefício de sua saúde.

2. ¡Essa postura!

A dor nas costas de uma das doenças mais comuns e mais fáceis de prevenir. Fazer exercícios de flexibilização com pilates ou yoga e reforçar a musculatura abdominal e dorsolumbar com natação ou ginástica são algumas pequenas alterações com os que prevenir doenças da coluna.

Lembra. Cuida da higiene postural no trabalho e realiza um mínimo de 10 minutos diários de exercício: prevendrás dor nas costas e ganhará em bem-estar.

3. Menos prato e mais sapato

Qualquer pessoa que deseja ganhar em saúde, além de melhorar a dieta, deve aumentar a quantidade de exercício físico. Fazer 5 refeições por dia, entre as que não devem faltar um pequeno-almoço completo, composto por lácteos, frutas e cereais integrais e um jantar leve, mas não são suficientes para ser saudável: entrar em forma nos ajuda a reduzir os fatores de risco cardiovascular, além de atuar como calmante emocional.

Lembra. Pratique esporte de forma habitual e ponte objectivos reais: você vai se sentir melhor.

4. Dorme o suficiente (e um pouquinho mais)

Não podemos viver sem dormir. De fato, dormir o suficiente (7-8 horas) e com um sono de boa qualidade é fundamental para manter uma vida saudável.

Lembra. Se você dorme pouco ou mal, aumenta o risco de contrair algumas doenças e diminui a sua qualidade de vida. O Dormir bem é saúde!

5. Dê o play

Está confirmado: as pessoas mais ativas cerebralmente estão mais protegidas contra o declínio cognitivo, o que se traduz em bem-estar e prevenção de doenças como o alzheimer ou a demência.

Lembra. Mantenha-se ativo socialmente, leia livros e jornais, ouça a música e a pintura, aprenda a tocar um instrumento ou um novo idioma, faça passatempos… Dê trabalho para o seu cérebro e para deter o declínio cognitivo!

6. O Mójate!

A água é fundamental para o corpo humano, tanto para ajudar o nosso organismo a recuperar o que se perde através da urina, suor ou a respiração como para realizar um dos esportes mais completos e recomendáveis, em que se trabalham todos os músculos, ligamentos e tendões: a natação.

Lembra. Nunca espere ter sede para beber água (média de 2 litros por dia) e tenta nadar pelo menos uma vez por semana: seu corpo vai agradecer.

7. Reserve 5 minutos por dia para relaxar

Embora os fatores de risco mais conhecidos (tabaco, colesterol, hipertensão) são uma parte importante, está comprovado que os fatores psicológicos também são um gatilho de numerosas doenças cardiovasculares, como o derrame cerebral, angina ou infarto do miocárdio.

Lembra. Reduz as substâncias estimulantes e desfrute de atividades relaxantes (música, respiração, exercícios suaves como tai chi): viver sem estresse é o segredo de uma vida longa e de qualidade.

8. Olhe para o céu a diária

Deve ter percebido que seus olhos se podem secar muito os dias que faz um uso continuado de seu computador ou no seu smartphone. Isso pode danificá-los, pois gera estresse visual e até mesmo vista cansada e miopia. O melhor conselho para evitar que isso aconteça é tentar manter a tela, pelo menos 50 cm de distância e aplicar colírio, quando notes seus olhos secos.

Lembra. Tome um breve descanso de suas telas a cada 2-3 horas, olhe para o céu ou para o horizonte e pisca com frequência: você ganha em saúde ocular.

9. Eu sorri!

As emoções positivas, como a alegria, o entusiasmo, a satisfação ou orgulho, são uma fonte necessária de bem-estar e qualidade de vida e projetam uma imagem de nossa mais atraente, o que favorece que outras pessoas positivas desejam se aproximar de nós.

Lembra. Se você sorrir, porque não gosta da aparência de sua boca, e põe-lhe o remédio imediato com a ortodontia, algumas facetas de porcelana ou um clareamento dental. Porque, se você ri, à medida que você libera o stress e a ansiedade e vontade na saúde física e mental de forma imediata.

10. Quiérete muito

Ser bem é sentir-se bem. Se alguma parte de sua anatomia não gosta, segue os nove dicas anteriores: esporte, dieta balanceada, manejo do estresse e abandono de maus hábitos. Além disso, a dermatologia e da cirurgia estética oferecem uma série de soluções, tanto para corrigir, como para melhorar (laser cirurgia ocular, blefaroplastia, aumento de peito, etc.).

Lembra. O elixir da eterna juventude não existe, mas está na tua mão retardar o envelhecimento e modificar sua imagem.

Tem dúvidas? Plantéalas nos comentários e responderemos com prazer.
Esta informação foi elaborada a partir das reflexões dos seguintes especialistas: Augusto Anguita (medicina interna, Quíron Teknon), Paulo Asensio (medicina interna, Quirónsalud A Corunha), Miguel Beltrán (odontologia e ortodontia, Quirónsalud Valência), Giacomo de Benedetti(oftalmologia, Quirónsalud ciudad autónoma de buenos aires), Julián Cremallet (Quirónsalud Zaragoza), Antonio de Deus (psicologia, Quirónsalud Marbella), Ignacio Iceta (oftalmologia, Quirónsalud Tenerife), Estêvão Jodar (endocrinologia, Quirónsalud Madrid), Fulgencio Molina (urgências, Quirónsalud Múrcia), Javier Moreno (medicina interna, Quirónsalud Campo de Gibraltar), Jaime Riba (cardiologia, Quirónsalud Barcelona), Laureano Ribacoba (medicina interna, Quirónsalud Bizkaia),Conceição do Rio (neurologia, Quirónsalud basílica do Sagrado Coração), Javier Romero (dermatologia, Quirónsalud Málaga), Diego Ruiz (neurologia, Quirónsalud Palmaplanas), Luis Curado (traumatologia, Quirónsalud Vitoria), Miguel Sánchez (psicologia, Quirónsalud Torrevieja), Francesc Segarra (Hospital Universitário Dexeus) e o neurocirurgião Manuel de la Torre.

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