2016, o ano de legumes

2016, o ano de legumesEFE/MANJUNATH KIRAN

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Trata-Se de uma tentativa de conscientizar a população da importância nutricional de feijão ou feijão, lentilha, grão de bico… além de tentar promover a produção e o comércio de legumes e promover usos novos e inovadores na cadeia alimentar.

Desde há séculos, as leguminosas fazem parte da dieta do homem, em especial da dieta mediterrânica, embora nem sempre têm ocupado o lugar que merecem.

“É um alimento estrela”, diz a chefe do Serviço de Endocrinologia e Nutrição da Fundação Jiménez Díaz de Madrid, Clotilde Vázquez. “Tem proteína de boa qualidade que chega a ser máxima quando se complementa com outra fonte vegetal, como a batata ou arroz”, indica.

Mas também traz muitos hidratos de carbono envolvidos em fibras, o que é benéfico para o trânsito intestinal e da microbiota, sendo um protetor contra o câncer de cólon e uma ajuda para controlar o colesterol e doenças cardiovasculares e diabetes.

Poucas calorias

Embora sempre está associada a uma refeição energética, o certo é que o legume em si tem apenas gordura; por isso, se você cozinhar sem outros suplementos ricos em calorias, como bacon ou chouriço, “constitui um prato por excelência e muito saciedade”, diz a especialista.

“O fruto não fornece calorias excessivas, se não se adicionam elementos calóricos do prato. A proporção saciedade/aporte calórico é muito baixo. Um sanduíche misto tem mais calorias do que umas lentilhas com legumes e um pouco de proteína. E, além disso, com um sanduíche em seguida temos a sensação de fome e com o vegetal há sensação de saciedade”, aponta.

Clotilde Vázquez recomenda tomar, umas três vezes por semana, legumes como prato único e cozidos com legumes ou “com um pouco de proteína animal (carne magra de porco, vaca ou peixe), mas curta, justa para melhorar o sabor, como as fabes com amêijoas ou grão-de-bico com bacalhau.

São alimentos ricos em minerais e vitaminas que não são perdidos mesmo que a cozedura seja lenta. “A vitamina B-acrescenta – é muito estável ao calor e, além disso, nos fornece zinco, que não é muito abundante na natureza, cálcio, fósforo e magnésio”.

Se os legumes produzem gases, isso é devido a que tem estado um tempo sem consumir “e a flora intestinal foi empobrecido, mas se pouco a pouco introduzidos na alimentação podem digerir, sem qualquer tipo de incômodo”.

Para a doutora, o feijão é um alimento estrela cujo consumo devemos fornecer” mas baixou os aditivos e olvidándonos do segundo prato.

No mundo, são produzidas cerca de 62 milhões de toneladas de legumes, dos quais onze são comercializados a nível internacional, de acordo com dados das Nações Unidas.

Esta organização internacional, destaca-se que as propriedades fixadoras de nitrogênio das leguminosas podem melhorar a fertilidade do solo, reduzir a dependência de fertilizantes e contribuir, por sua vez, a diminuir as emissões de gases de efeito estufa.

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